Comissão aprova indicação de diretor-geral da RMVA
Advogado Thales Rezende tem seu nome aprovado, faltando apenas confirmação pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
21/08/2012 - 16:18Foi aprovada a indicação do advogado Thales Rezende Coelho Alves para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência RMVA). A arguição do candidato, seguida de leitura do parecer do relator e de votação da indicação, ocorreu nesta terça-feira (21/8/12), em reunião da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais designada para essa finalidade. Agora, a matéria segue para votação em Plenário, em data ainda a ser definida.
Thales Rezende é advogado e se formou pela PUC Minas, onde fez também especialização em Direito do Estado. Com seu nome indicado pelo governador Antonio Anastasia por meio de mensagem encaminhada a ALMG, Thales também é pós-graduado em Direito Municipal pela Universidade de Alfenas. O indicado já atuou como consultor jurídico nas câmaras municipais de Imbé de Minas e Inhapim; foi procurador na Fundação Educacional de Caratinga (Funec) e assessor jurídico na Prefeitura de São Sebastião do Anta, todos municípios do Vale do Rio Doce.
Desafios – O relator da indicação e vice-presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), fez alguns questionamentos a Thales Rezende durante a sabatina. O parlamentar perguntou quais seriam os grandes desafios a serem vencidos pela Agência RMVA. O advogado respondeu que o primeiro passo a ser dado para incrementar o desenvolvimento socioeconômico da região é a conclusão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Segundo Thales, esse instrumento funcionará como um norte para todo o planejamento de ações visando ao desenvolvimento regional.
Na avaliação do gestor, é preciso diversificar a economia da região, com foco principalmente no incremento da indústria metal-mecânica, concentrada em apenas três empresas. “Hoje, a região está com a economia voltada só para commodities”, constatou ele, defendendo que seja agregado valor ao aço produzido lá.
Thales Rezende ainda destacou como desafio para sua gestão a melhoria do acesso à região. E nesse aspecto, considerou fundamental a duplicação da BR-381 e as obras previstas para a MG-760, que vai ligar a RMVA à Zona da Mata, com acesso também para a Capital.
Estrutura – Carlos Pimenta questionou se a nova agência está dotada da estrutura necessária para funcionar a contento. Thales disse que a Agência RMVA já tem sua sede em Ipatinga, num prédio de dois andares, com toda estrutura e equipamentos. De acordo com ele, toda a diretoria do órgão foi empossada e os servidores estão sendo nomeados.
Satisfeito com os esclarecimentos, Carlos Pimenta cumprimentou Thales pela sua indicação pelo governador. Da mesma forma, parabenizaram o indicado os deputados Luiz Henrique (PSDB), presidente da comissão, Célio Moreira (PSDB), Adalclever Lopes (PMDB) e Gustavo Valadares. Luiz e Pimenta aproveitaram para reivindicar a criação de região metropolitana do Norte de Minas, no que foram acompanhados por Adalclever, defensor dessa mesma instância, só que em Caratinga.