Cidadão pode participar de debate sobre agricultura familiar

O evento, que será realizado de 29 a 31 deste mês, está com inscrições abertas.

16/08/2012 - 13:24

Ainda há vagas para o Ciclo de Debates Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, evento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove nos dias 29, 30 e 31 deste mês, no Plenário da Casa. O objetivo é discutir e avaliar a efetividade e qualidade das políticas públicas, programas e ações sobre os temas em questão.

As inscrições são gratuitas. Das 500 vagas ofertadas, 50 são individuais, destinadas à sociedade em geral; 250 são para membros de sindicatos de trabalhadores rurais; 100 são para o poder público; e outras 100 são voltadas a representantes de entidades da sociedade civil.

O Ciclo de Debates será aberto às 14 horas da quarta-feira (29), seguido pelo lançamento do Plano Safra - conjunto de iniciativas do Governo Federal para promoção e desenvolvimento da agricultura familiar no País. Às 16 horas, será realizado o Painel Financiamento e Crédito Rural.

Nos dois dias seguintes, a programação dos painéis se distribui em outros oito eixos temáticos: acesso à terra e regularização fundiária; infraestrutura rural e acesso à água; Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e pesquisa; agroecologia e sociobiodiversidade; abastecimento alimentar, comercialização e acesso a mercado; agroindústria familiar; educação do campo e juventude; e saúde rural.

Já estão confirmados para o debate o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar / Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, lmiro Alves do Nascimento; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Marcelo Lana Franco; entre outras autoridades.

Além de assistir às apresentações, os participantes poderão apresentar sugestões por meio de formulário e oralmente. As ideias serão reunidas em um documento com propostas visando à implementação de melhorias nas políticas públicas do Estado sobre agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. O requerimento para a realização do debate é do deputado Rogério Correia (PT).