ALMG homenageia Vale pelos seus 70 anos

Reunião Especial será no Plenário e deverá contar com a presença do presidente da mineradora, Murilo Ferreira.

14/08/2012 - 10:36

Os 70 anos de fundação da mineradora Vale serão comemorados em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima segunda-feira (20/8/12), às 20 horas. O requerimento para a reunião é do deputado Gustavo Corrêa (DEM) e do ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas, Doutor Viana.

A placa de homenagem está prevista para ser entregue ao presidente da Vale, Murilo Ferreira, que também deverá fazer um pronunciamento, durante a reunião. Na programação do evento, está também a apresentação do Coral da Escola de Música de Nova Lima.

História – A mineradora começou suas atividades em 1942, em Minas Gerais, quando o então presidente Getúlio Vargas criou a Companhia Vale do Rio Doce, hoje apenas sob o nome de Vale. No ano da inauguração, a empresa produziu 40 mil toneladas de minério de ferro. Atualmente é capaz de produzir essa quantidade em apenas uma hora. Em 1949, a empresa já era responsável por 80% das exportações desse mineral no Brasil. A privatização veio em 1997, quando o lucro da organização passou a aumentar significativamente. No primeiro ano como empresa privada, a Vale aumentou o lucro em 46% sobre o resultado de 1996.

Hoje, a Vale atua em 37 países e é a maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel. A empresa também produz cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, fertilizantes, cobalto e metais do grupo da platina. Além disso, a Vale atua nos setores de logística, siderurgia, energia e fertilizantes.