ALMG visita Santa Casa e Hospital da Baleia em BH
A visita é mais uma ação para a promoção da campanha Assine+Saúde.
08/08/2012 - 09:53O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi, ambos do PSDB; além de outros parlamentares do Legislativo mineiro e representantes de entidades da sociedade civil visitam, nesta sexta-feira (10/8/12), a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. A visita faz parte do Dia D da Saúde e tem como objetivo divulgar a campanha Assine+Saúde, pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei de iniciativa popular que determina a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União no setor.
A programação tem início às 9h30 na Santa Casa (Avenida Francisco Sales, 1.111, Santa Efigênia) . No Hospital da Baleia (Rua Juramento, 1.464, Saudade), a visita está prevista para acontecer às 11 horas.
O “Dia D da Saúde”, que acontece nesta sexta-feira (10), integra a campanha Assine+Saúde e é um mutirão da Associação Mineira de Municípios (AMM) para coletar assinaturas em todas as 853 cidades do Estado por mais recursos federais para a saúde pública. Para o deputado Dinis Pinheiro, a situação da saúde pública do Brasil é uma calamidade, com a maioria da população sofrendo com as filas nos postos de saúde e nos hospitais ou com a falta de remédios. Ele conclamou a população a mudar essa situação. "Você pode ajudar a mudar essa situação com um gesto simples, a sua assinatura. Nesta sexta-feira, participe da campanha e assine o abaixo-assinado para apresentação do projeto de lei", afirmou.
Postos de coleta – Para participar, o cidadão deve assinar o abaixo-assinado na prefeitura ou na câmara de sua cidade, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor pode anotar sua data de nascimento e o nome completo da mãe. Em Belo Horizonte, na sexta-feira (10), haverá postos de coleta de assinaturas, a partir das 9 horas, no Hospital da Baleia e na Santa Casa de Misericórdia. No portal da ALMG, é possível baixar o formulário para a coleta de assinaturas.
A meta geral do movimento é angariar 1,5 milhão de assinaturas em todo o País (1% do eleitorado nacional), em pelo menos cinco Estados. Até agora, a ALMG reuniu mais de 230 mil assinaturas em Minas. Segundo a AMM, o objetivo do “Dia D da Saúde” é alcançar mil assinaturas em cada município mineiro. Para isso, foram enviados cartazes e formulários para prefeituras e câmaras municipais. A ideia é envolver ainda as secretarias de saúde, os conselhos municipais e agentes de saúde. A ação conta também com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).