Combustível tem leve redução de preço em Belo Horizonte

Levantamento constatou queda dos valores médios do etanol (1,90%) e da gasolina comum (1,13%) e aditivada (0,52%).

26/07/2012 - 12:50

Um levantamento feito em 62 postos de combustíveis de Belo Horizonte constatou uma redução, entre os meses de junho e julho, do preço médio do etanol (1,90%), da gasolina comum (1,13%) e aditivada (0,52%). A pesquisa, realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos dias 23 e 24 de julho, e divulgada nesta quinta-feira (26/7/12), ainda apontou que, no mesmo período, o diesel apresentou um aumento de 3,39%.

Já o gás natural veicular (GNV), pesquisado em 42 postos de combustível, também sofreu aumento de 3,10% de julho para junho.

As maiores reduções nos preços do etanol e da gasolina comum foram observados nas regiões Noroeste e Norte da capital. O Procon também constatou que as maiores elevações no preço médio do diesel ocorreram principalmente nos postos das regiões Norte e Pampulha.

No que se refere aos valores praticados pelos estabelecimentos, a pesquisa constatou que as maiores variações ocorrem no preço do etanol (R$0,58 por litro) e da gasolina comum (R$0,44 por litro).

O Procon ainda alerta que, de acordo com a Lei 18.579, de 2009, é obrigatória a exibição, nos postos revendedores de combustível, da diferença percentual entre o valor do litro do etanol e da gasolina. Além disso, o Procon lembra que se, ao dividir o preço do etanol pelo da gasolina, o resultado ficar acima de 0,70, o etanol deixa de ser a opção mais vantajosa.