Presidente da ALMG será homenageado no Dia de Minas

Capital do Estado será trasferida simbolicamente para Mariana nesta segunda-feira (16).

13/07/2012 - 15:25

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), é um dos homenageados com a Medalha do Dia de Minas. A solenidade para entrega da honraria será realizada em Mariana nesta segunda-feira (16/7/12), Dia de Minas. A cerimônia começa às 15 horas, na Praça Minas Gerais. Também serão agraciados os deputados Agostinho Patrus (PV), Gustavo Valadares (PSD), João Vítor Xavier (PRP) e Tiago Ulisses (PV), além de outras personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.

Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia assina o ato de transferência simbólica da capital do Estado para Mariana. O orador oficial da solenidade será o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula. Também haverá discursos do governador do Estado e do prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues. Pela manhã, às 9 horas, será celebrada uma missa solene na Igreja Nossa Senhora do Carmo, pelo arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. A missa será seguida de uma sineirata, quando os sinos de todas as igrejas da cidade vão badalar durante dez minutos.

O Dia de Minas é comemorado todos os anos, sempre em 16 de julho, dia do aniversário de Mariana. Essa comemoração foi instituída pela Lei 7.561, de 1979, e é uma data cívica do Estado desde 1989. Mariana é considerada a primeira cidade e primeira capital de Minas Gerais. Fundada em 1696 por bandeirantes que encontraram ouro no Ribeirão do Carmo, em 1745 a vila foi elevada a cidade por ordem do rei Dom João V. O nome Mariana é uma homenagem à rainha Maria Ana d´Áustria, esposa de Dom João V. Também em 1745, o papa Bento XIV fez de Mariana a sede do primeiro bispado de Minas Gerais.