Equipe do Parlamento Jovem entrega propostas

Parlamento Jovem entrega propostas a comissão

Comissão de adolescentes representou os participantes do projeto.

12/07/2012 - 17:57

Sete adolescentes entregaram na tarde desta quinta-feira (12/7/12) à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa treze propostas formuladas durante a edição 2012 do Parlamento Jovem de Minas. A comissão, que representou os 104 jovens participantes, foi recebida pelos deputados André Quintão (PT), Bosco (PTdoB) e Duarte Bechir (PSD). A aluna Verônica Veloso Pereira compôs a mesa com os parlamentares, representando todos os envolvidos com o projeto.

Entre as propostas, destacam-se iniciativas relacionadas às redes sociais e à diversidade cultural. A aluna Marcela Fraga ressaltou junto aos parlamentares a importância do trabalho desenvolvido no projeto. “Algumas leis deram muito trabalho para redigir. São como filhos pra gente. Queremos que elas se tornem efetivamente algo no futuro. Elas refletem a nossa vontade”.

O deputado André Quintão (PT) analisou algumas das propostas e explicou que nem todas se tornarão leis, porque já existem leis a respeito de alguns dos assuntos apresentados. “Essas sugestões podem se tornar pareceres, emendas ao Plano Plurianual ou até mesmo requerimentos. E prometo a vocês agendar junto às secretarias responsáveis audiências para que possamos, juntos, entregar esses requerimentos em mão. Por exemplo, se uma das sugestões de vocês estiver relacionada à Educação, eu e o deputado Bosco, presidente da Comissão de Educação, nos comprometemos a entregar junto com vocês o requerimento à secretária Ana Lúcia Gazzola”.

Ele lembrou ainda que propostas surgidas em edições anteriores do PJ tiveram efeitos práticos no Estado. Uma delas foi a expansão da alimentação escolar aos alunos e funcionários que trabalham no período noturno. Ele citou também a sugestão de ampliar a participação de jovens no Conselho Estadual da Juventude, incorporada à lei que criou o Plano Estadual de Juventude. “Entendemos a rejeição das pessoas à Política, mas quanto mais a sociedade se afasta do processo político, mais Cachoeiras surgem. É preciso que as pessoas interajam mais, principalmente os mais novos, e o Parlamento Jovem proporciona uma ótima oportunidade para que isso aconteça”.

O deputado manifestou, ainda, seu desejo de que no futuro o Parlamento Jovem possa se expandir, gradativamente, para outros municípios. Atualmente o projeto é realizado em parceria com 15 câmaras municipais. “Minas Gerais é muito grande e acredito que temos de trabalhar para que o PJ chegue a todas as regiões”. O deputado Bosco saudou a todos os envolvidos na iniciativa e disse que a Política deve envolver toda a sociedade, especialmente os jovens. “Estamos votando a LDO, que faz referência ao Orçamento de 2013 e que vai interferir diretamente no futuro de todos. Por isso, é preciso que fiquem cientes do que estamos fazendo, se estamos comprometidos com o futuro de vocês. É preciso que vocês acompanhem o que está acontecendo”.

Consulte o resultado da reunião.