Encontro tratou dos aspectos do intercâmbio comercial e cultural entre Minas Gerais e Argentina

Argentina quer ampliar comércio com Minas Gerais

Em visita a Assembleia Legislativa, cônsul argentino fala também em intercâmbio cultural e de estudantes.

10/07/2012 - 14:56

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu, na manhã desta terça-feira (10/7/12), a visita do cônsul-geral da Argentina em Belo Horizonte, Jose Antonio Cafiero. Durante a visita, acompanhada também pelos deputados Rogério Correia (PT), Carlos Mosconi (PSDB) e Pompílio Canavez (PT), o grupo conversou sobre aspectos do intercâmbio comercial e cultural entre Minas Gerais e Argentina.

Diplomata de carreira, o cônsul está em Belo Horizonte há três meses e esta foi a primeira vez que esteve na sede do Parlamento mineiro. "O primeiro objetivo da visita foi conhecer pessoalmente as autoridades mineiras, depois, falar das trocas comerciais e culturais entre Minas e Argentina", disse Jose Cafiero, ao final do encontro. 

Segundo ele, no ano passado, Minas vendeu 2,7 milhões de dólares para a Argentina; enquanto a Argentina exportou um total de 1,7 milhões de dólares para o Estado. Mesmo assim, a Argentina ainda vende mais para Minas do que para alguns países como Alemanha, Espanha e Uruguai. "Queremos exportar mais e importar mais de Minas", informou Cafiero.

Sua atuação, como cônsul na capital mineira, também deverá enfatizar a participação de argentinos em eventos culturais mineiros, como festivais de cinema, dança e artes em geral. E ainda incentinar os programas de intercâmbio estudantis entre Argentina e Minas Gerais.