Programa da TV Assembleia vai discutir o uso do crack
'Assembleia Debate' será exibido nesta quarta (11), às 21 horas.
10/07/2012 - 16:16O programa Assembleia Debate desta semana vai discutir as consequências do uso do crack. Os convidados são os deputados da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais: o presidente, Paulo Lamac (PT); o vice-presidente, Vanderlei Miranda (PMDB); e o relator, Célio Moreira (PSDB). O programa vai ao ar pela TV Assembleia nesta quarta-feira (11/7/12), às 21 horas.
De acordo com dados levantados pela comissão, além do alto risco de vício no primeiro trago de crack, a desintoxicação é um processo longo e complexo. Ainda de acordo com a comissão, estima-se em 70% o índice de reincidência no uso da droga após o tratamento. Outro problema destacado pelos deputados se relaciona à falta de vagas para internação.
Segundo pesquisa realizada em 2011 pela Confederação Nacional dos Municípios em 71% das cidades brasileiras, a média nacional é de 19% das cidades com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A média mineira é de 3% dos municípios com essa estrutura, considerada a entrada do dependente químico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Reprises – O Assembleia Debate será reapresentado nesta quinta-feira (12), ao meio-dia; na sexta-feira (13), às 21 horas; no sábado (14), às 22h30; no domingo (15), às 13 horas; e na segunda-feira (16), às 23 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.