Secretário acena com melhorias para segurança de Frutal

Demandas levantadas pela comunidade em audiência pública são discutidas em novo encontro.

09/07/2012 - 14:35

Um diálogo franco com a comunidade. Assim o deputado Zé Maia (PSDB) definiu o encontro do qual a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais participou, na manhã desta segunda-feira (9/7/12), com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Anna, com autoridades de Frutal (Triângulo Mineiro). A reunião aconteceu na Câmara dos Vereadores da cidade e contou com a participação de diversas lideranças locais. Além de Zé Maia, a ALMG também esteve representada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

O deputado considerou a reunião bastante produtiva, uma vez que as principais demandas da sociedade foram debatidas de forma aberta, alimentando novas perspectivas para a melhoria do aparelhamento estatal no combate à violência em Frutal e região, sem contudo levantar falsas esperanças. Na última segunda-feira (2), durante uma audiência pública na cidade, a comunidade definiu como prioridades a construção de um presídio fora da área central, já que a cadeia atual enfrenta o problema da superlotação, a elevação da Companhia Militar à condição de Batalhão e o aumento do número de efetivos da Polícia Civil.

Em relação à transformação da Companhia MIlitar em Batalhão, Zé Maia informou que o comando-geral da PMMG considerou uma providência importante para combater a criminalidade em Frutal, uma vez que isso significará o aumento do efetivo policial e de toda a estrutura da Polícia Militar. Maia lembrou ainda que o secretário Rômulo Ferraz mencionou a possibilidade de construção do presídio nos moldes pleiteados pela população, com cerca de 200 vagas, bem como o aumento do efetivo de delegados, peritos e agentes da Polícia Civil.

Zé Maia acrescentou que ficou satisfeito com a possibilidade de implementação do programa Olho Vivo em Frutal. Ele anunciou que deve propor emendas ao Orçamento do Estado prevendo recursos para essa medida e disse que o secretário de Defesa Social também mencionou a possibilidade de destinar verbas para o programa. O Olho Vivo é um programa de monitoramento de vias públicas por câmeras que tem ajudado a inibir a criminalidade nos municípios onde já foi implantado.

Crescimento – Na audiência pública da última segunda-feira (2), o major PM Arnaldo Pereira Júnior afirmou que o número de crimes em Frutal cresceu 97% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011, totalizando 113 roubos, incluindo assaltos à mão armada. Cerca de 70% dos crimes cometidos na cidade têm relação com o tráfico de drogas, informou o major na ocasião.