Proerd recebe homenagem no Plenário
Programa voltado para a resistência às drogas foi reconhecido pelo trabalho preventivo que vem realizando com jovens.
06/07/2012 - 17:26O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi homenageado, na tarde desta sexta-feira (6/7/12), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Reunião Especial foi requerida pela deputada Liza Prado (PSB) e pelo deputado Paulo Lamac (PT). A cerimônia foi acompanhada por cerca de 400 estudantes e professores de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.
Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas e a família, o Proerd tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e combater a violência entre jovens. Por meio de aulas lúdicas e descontraídas, policiais voluntários orientam estudantes do Ensino Fundamental a resistir às pressões do tráfico. Os militares também instruem os pais, considerados grandes aliados nesse trabalho.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Santana, no ano passado foram atendidos 240 mil crianças, adolescentes e pais, de 3.330 escolas, em 480 municípios mineiros. Em seu pronunciamento, ele destacou que o programa tem dado resultado porque não está calcado em um discurso moralista ou em argumentos técnico-científicos, mas no reforço de valores e da auto-estima.
A deputada Liza Prado ressaltou a importância do Proerd no momento em que as drogas têm se difundido de forma vertiginosa, destruindo lares e agravando a violência no País. A parlamentar também elogiou a determinação dos militares voluntários do programa. “São vocês que dedicam a vida para que essa moçada continue feliz e com esse olhar saudável”, afirmou.
Presidente da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, da ALMG, o deputado Paulo Lamac reconheceu que o tratamento para dependentes é fundamental, mas reforçou que o trabalho de prevenção é tão ou mais importante, já que evita o surgimento de novos dependentes químicos. “O Proerd não faz a negação da existência das drogas, mas ajuda os jovens a dizerem ‘não’ a elas”, destacou.
Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado João Leite (PSDB) destacou as iniciativas que a Casa vem realizando para o enfrentamento às drogas e à violência, como a marcha contra o crack, que reuniu 15 mil pessoas na Capital no último dia 23, e a instalação do Fórum Legislativo de Segurança Pública, que envolve assembleias de outros Estados. Ele também defendeu mais recursos para o Proerd na revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental.
Além de uma placa comemorativa entregue ao comandante-geral da PM, também foram homenageados 38 participantes do programa que colaboraram para o êxito das ações, bem como mentores, instrutores e educadores. A cerimônia foi encerrada com a apresentação musical do Serviço de Juventude e Polícia e do Bloco Show, formado por jovens em situação de risco social.