Durante a blitz, motoristas e pedestres receberam panfletos educativos

Blitz educativa mobiliza moradores de BH

Ação buscou convocar população para a final do Ciclo de Debates do Siga Vivo, que acontece quinta (5) e sexta (6) em BH.

04/07/2012 - 17:44

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na tarde desta quarta-feira (4/7/12), uma blitz educativa na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte, para convocar a população a participar da etapa final do Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito. O evento, que é promovido pela ALMG, em parceria com outras 50 entidades, acontece nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/7/12), no Plenário.

Com o apoio da Polícia Militar, servidores da ALMG distribuíram a motoristas e pedestres panfletos contendo orientações sobre a importância de se ter uma conduta correta no trânsito, bem como a programação da etapa final do Ciclo de Debates. A planfletagem também foi realizada nesta terça-feira, em blitz na Avenida Getúlio Vargas.

Com a documentação em dia e sem nunca ter sofrido ou provocado nenhum acidente, o motorista Renato Antônio Geraldo, que há 23 anos tem carteira de habilitação, elogiou a iniciativa e defendeu a realização de mais ações educativas, principalmente nas escolas, para sensibilizar a população para o fim da violência no trânsito.

Para o auxiliar administrativo Danilo Ribeiro, que também foi abordado na blitz, a prevenção e a direção defensiva continuam sendo grandes aliadas do motoqueiro, em um trânsito que tem se tornado cada dia mais intenso. Já o supervisor em manutenção Maximiniano de Jesus, que há duas semanas teve seu carro atingido por um veículo que não obedeceu uma placa de “pare”, acredita que a sinalização seja fundamental para a redução dos acidentes.

Debate final – Na quinta-feira, a etapa final do Siga Vivo vai das 8h30 às 17h30. Além de uma palestra sobre “A realidade da violência no trânsito”, com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal, serão apresentados dois paineis: “50% menos mortes no trânsito: uma proposta para a década no mundo, no Brasil e em Minas Gerais” e “O atendimento às vítimas de acidentes de trânsito”. O dia se encerra com a apresentação das propostas e sugestões dos Ciclos de Debates Regionais, realizados, nos meses de maio e junho, em oito municípios mineiros.

Na sexta-feira, a programação será das 9 horas ao meio-dia e inclui uma palestra sobre "quem mata e quem morre no trânsito", além de uma mesa-redonda abordando as ações desenvolvidas pelos governos e pela sociedade para diminuir os acidentes.

As inscrições para a etapa final são gratuitas e se encerraram nesta quarta-feira (4). Quem não puder comparecer poderá participar enviando sugestões pelo Portal da Assembleia, na página do Siga Vivo. Mais informações pelo telefone (31) 2108 -7800, das 7h30 às 19 horas.