Comissão volta a Frutal para reunião sobre criminalidade
Além de acompanhar encontro na cidade, deputados vão reivindicar clínica de recuperação e novo presídio na cidade.
03/07/2012 - 12:38A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai acompanhar, na próxima segunda-feira (9/7/12), reunião na Câmara Municipal de Frutal (Triângulo Mineiro) para debater a criminalidade na região com autoridades do governo do Estado. São esperados o secretário de Estado de Defesa Social, o chefe da Polícia Civil e o comandante geral da Polícia Militar. O requerimento, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado nesta terça-feira (3), juntamente com outros sete requerimentos também relacionados ao assunto. Todos eles foram propostos em audiência pública da comissão, que esteve em Frutal na segunda-feira (2).
A instalação de câmeras do programa Olho Vivo em Frutal; a construção de um novo presídio fora do centro, onde a unidade existente já tem lotação excessiva; e a instalação de um centro de internação para adolescentes infratores na cidade serão reivindicadas pela comissão junto à Secretaria de Estado de Defesa Social, além do aumento do número de vagas para internação de adolescentes infratores em Uberaba e Uberlândia.
Ao comando-geral da PMMG a comissão vai solicitar que a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar em Frutal seja elevada à condição de Batalhão, e que seja ampliada a sede da PM no município, diante das precárias condições de trabalho oferecidas aos militares. Também será solicitado, à Polícia Civil, o aumento do efetivo no município e, à Secretaria de Estado da Saúde, a construção de uma clínica para a recuperação de dependentes químicos. Assinam esses requerimentos de providências os deputados Dalmo Ribeiro, Zé Maia (PSDB) e Antônio Lerin (PSB).
Tráfico – Ao comentar o aumento da criminalidade em Frutal, a vice-presidente da comissão, Maria Tereza Lara (PT), disse esperar que a instalação do Fórum Legislativo de Segurança Pública em 25 de junho possa contribuir para melhorar situações como as enfrentadas no município. Para o deputado Sargento Rodrigues (PDT), é preciso maior empenho da Polícia Federal na região, onde vem crescendo o tráfico de drogas, sobretudo de cocaína. Ele destacou que a topografia plana do Triângulo é fator que favorece a ação criminosa, por facilitar o pouso de pequenos aviões do tráfico.