Guidoval, na Zona da Mata, foi uma das cidades atingidas pelas enchentes no início deste ano – Arquivo/ALMG

Comissão debate recuperação de cidades vítimas de enchentes

Reunião será na quinta (5) e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago.

02/07/2012 - 10:44

Para debater a aplicação dos recursos repassados aos municípios para a reparação dos danos decorrentes das enchentes, a Comissão Especial das Enchentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reúne nesta quinta-feira (5/7/12), às 10 horas, no Plenarinho III. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB).

De acordo com informações da assessoria do parlamentar, o objetivo da audiência é verificar se o governo federal tomou as medidas necessárias para garantir moradia adequada e a segurança da população de baixa renda nos municípios mineiros durante o período chuvoso. Arlen Santiago também pretende discutir a violação dos direitos humanos da população devido à ausência de planejamento federal para evitar os danos causados pelas enchentes.

A comissão tem como objetivo acompanhar as obras de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes e apresentar propostas para o enfrentamento dos problemas decorrentes do excesso de chuvas em Minas Gerais. Ela também irá debater os sistemas federal e estadual de defesa civil, além de fiscalizar a aplicação dos recursos repassados aos municípios para investimentos em obras decorrentes das enchentes em Minas.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; o chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, cel. PM Luís Carlos Dias Martins; o secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tenente cel. PM Fabiano Villas Bôas; e o diretor de operações do DER, Luiz Alberto Dias Mendes.