Nos últimos dois meses, painéis passaram por restauração – Arquivo/ALMG

Galeria começa a receber o mural de Yara Tupynambá

Trabalho de transposição das obras para a Galeria de Arte começa nesta segunda-feira (2).

02/07/2012 - 12:08

Começa nesta semana mais uma etapa do trabalho de transposição do mural da artista plástica Yara Tupynambá para a Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os painéis, que ficavam no 2º andar do Palácio Inconfidência, foram restaurados nos últimos dois meses e, partir desta segunda-feira (2/7/12), começam a ser levados para a galeria, onde terá início o trabalho de fixação da obra.

Também nesta segunda (2), às 16 horas, no Salão Nobre, haverá reunião do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), com a artista e com a equipe da Escola de Belas Artes da UFMG envolvida na transposição, juntamente com os responsáveis pela coordenação do projeto na Assembleia. O objetivo dessa reunião é definir as diretrizes e providências para a inauguração do mural na sua nova localização, prevista para o dia 7 de agosto.

Transposição – A transposição do mural de Yara Tupynambá faz parte do projeto Memória do Legislativo Mineiro, que integra o Direcionamento Estratégico ALMG 2020. A restauração da obra começou em novembro do ano passado, quando foi realizado um diagnóstico para verificar seu estado e organizada a documentação peça a peça. A obra, de 1973, é tombada pelo patrimônio artístico e cultural de Belo Horizonte desde 2010. A pintura, feita sobre azulejos, retrata paisagens históricas, como a chegada das caravelas ao Brasil, as cidades históricas mineiras, os ciclos do ouro e do café e a Inconfidência Mineira.