Ato público marca encerramento dos trabalhos de comissão sobre o crack

Assembleia realiza ato contra o crack nesta sexta (29)

Evento terá como foco a prevenção ao uso da droga junto ao público jovem

27/06/2012 - 14:19

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, nesta sexta-feira (29/6/12), no Pátio das Bandeiras, o Ato contra o crack e outras drogas, evento que será direcionado a cerca de cinco mil alunos das redes estadual e municipal de ensino público de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O evento, que terá início às 8h30, contará com a presença do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e do presidente da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, deputado Paulo Lamac (PT), além de outras autoridades.

De caráter educativo, o ato terá como foco a prevenção ao uso de drogas, em especial o crack, junto ao público jovem, e vai marcar o fechamento da Semana Nacional sobre Drogas, finalizada oficialmente no último dia 26. Na ocasião, os estudantes vão receber uma cartilha informativa sobre o tema e assistir ao show do cantor Wilson Sideral.

Na avaliação do deputado Dinis Pinheiro, o ato é mais uma iniciativa da Assembleia para o enfrentamento de um problema que tem arruinado a vida de muitos jovens. “Por essa razão, decidimos fazer um ato voltado exclusivamente para a juventude da Região Metropolitana, como forma de sensibilizá-los para a necessidade de se precaverem e evitarem o primeiro passo no vício, que é sempre o mais perigoso. É nosso dever, é dever de todo cidadão de bem, participar dessa luta e a Assembleia de Minas está assim cumprindo o seu papel”, considerou Dinis.

O presidente da da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, deputado Paulo Lamac (PT) considera o ato muito adequado porque será dirigido aos jovens, o público, segundo ele, prioritário para ações de prevenção à droga. Segundo ele, além de motivar os jovens, o cantor Wilson Sideral fará um relato de sua luta pessoal na superação ao vício. "É um momento simbólico, que busca mobilizar os jovens", afirmou.

A Assembleia vem atuando de forma efetiva no enfrentamento ao uso do crack. Para isso, a Comissão Especial para o Enfrentamento do crack tem realizado uma série de reuniões no interior do Estado para discutir o assunto e, posteriormente, apresentar um documento com sugestões para solucionar o problema. Além disso, no último sábado (23), também foi realizada a Marcha contra o crack e outras drogas, de iniciativa do Parlamento Mineiro.

O Ato contra o crack é uma iniciativa da Mesa da ALMG, da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack e das Comissões de Educação, Ciência e Tenologia, de Saúde, de Segurança Pública, de Direitos Humanos e de Esporte, Lazer e Juventude.

Programação

8h30 - Acolhimento dos jovens - Apresentação musical do Serviço Juventude e Polícia/PMMG

9 horas – Abertura
Fala de autoridades presentes – deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG; Ana Lúcia Almeida Gazola, secretária de Estado de Educação; Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social; deputado Paulo Lamac, presidente da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack

9h30 - Show de Wilson Sideral