Juiz de Fora recebe a Comissão de Cultura nesta terça (26) – Arquivo/ALMG
Debate sobre o Sistema Nacional de Cultura chega a Juiz de Fora

Debate sobre Sistema Nacional de Cultura vai a Juiz de Fora

Comissão de Cultura realizará audiência pública na terça (26) sobre interiorização do SNC

22/06/2012 - 12:07

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública nesta terça-feira (26/6/12), às 10 horas, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Rua Halfeld, nº 955, Centro). Requerida pela deputada Luzia Ferreira (PPS), a reunião tem por objetivo debater estratégias para a interiorização do Sistema Nacional de Cultura, ação que está sendo feita em parceria com a Representação Regional Minas Gerais do Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Estado da Cultura e o Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais.

De acordo com a autora do requerimento, "o objetivo é percorrer todas as regiões do Estado para divulgar o SNC, fazendo com que os municípios mineiros o conheçam e façam a adesão a ele. Esse avanço é importante, pois a cultura precisa ser planejada com metas claras e orçamento definido".

O assunto já foi discutido pela comissão em Poços de Caldas (Sul), Montes Claros (Norte), Divinópolis (Centro-Oeste), Uberlândia (Triângulo) e Almenara (Vale do Jequitinhonha/Mucuri). Para este ano, o MinC traçou como meta efetivar a participação de 255 municípios mineiros no sistema. Até agora, no entanto, apenas 81 cidades do Estado, o equivalente a 9,49% do total, formalizaram a adesão, por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Federativa.

Participantes – Foram convidados para o evento o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Antônio de Mattos; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Carlos César Bonifácio; o diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional - Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado; a chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Cesária Alice Macedo; o superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, Antônio Carlos Siqueira Dutra; e a diretora de Ação Cultural da UFMG, Sônia Maria de Melo Queiroz.