Sugestões serão apresentadas na última etapa do evento, em 5 de julho, no Plenário da ALMG
População pode dar sugestões pela internet para um trânsito seguro

Formulário para sugestões ao Siga Vivo já está no portal

Propostas enviadas pela internet serão apresentadas na etapa final do evento, em 5 de julho, no Plenário da ALMG.

21/06/2012 - 12:17

Os interessados em enviar sugestões para a etapa final do Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito podem usar o formulário disponível na página do evento. As propostas serão apresentadas no último encontro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 5 de julho.

O ciclo de debates é uma iniciativa da ALMG, em parceria com mais de 50 entidades ligadas à questão do trânsito. Entre os objetivos principais do evento estão: difundir a realidade da violência no trânsito; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos para a adoção de medidas visando à redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.

As sugestões podem levar em consideração as perguntas:

  • O que você julga como principal causa das elevadas estatísticas de acidentes de trânsito?
  • Qual a melhor forma de se reduzir o número e a gravidade dos ocorrências em nossas ruas e estradas?
  • Quais as esferas e órgãos governamentais devem estar envolvidos na segurança do trânsito?
  • Qual o papel e a responsabilidade da sociedade civil no enfrentamento desse problema?
  • Como a Assembleia Legislativa de Minas poderia atuar para se minimizar o número de vítimas e mortos no trânsito?

Encontros regionais – As sugestões elaboradas durante os encontros regionais também serão apresentadas na reunião final. O evento já foi realizado em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Governador Valadares (Rio Doce), Poços de Caldas (Sul) e Montes Claros (Norte). No dia 22, está previsto o encontro em Uberlândia (Triângulo Mineiro) e no dia 25, em Juiz de Fora (Zona da Mata). O evento passará também por Ibiá (Alto Paranaíba), em 26/6; e Divinópolis (Centro-Oeste), em 28/6.

Além das diversas entidades parceiras, cinco comissões permanentes da ALMG estão envolvidas com a realização do evento. São elas: de Segurança Pública; de Saúde; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Educação, Ciência e Tecnologia; e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.