Deputados vão a Três Pontas debater situação do setor cafeeiro em Minas

Deputados vão à Expocafé discutir financiamento

Objetivo principal é debater o projeto que institui o Fundo Estadual do Café.

15/06/2012 - 09:40

Deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estarão em Três Pontas (Sul de Minas), nesta quinta-feira (21/6/12), para participar da Expocafé 2012, que acontece na Fazenda Experimental da Epamig. O debate organizado pela comissão acontecerá às 10 horas. A Fazenda da Epamig fica no quilômetro seis da rodovia entre Três Pontas e Santana da Vargem.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), o principal objetivo dos parlamentares é discutir com os produtores do setor o Projeto de Lei (PL) 2.781/12, do governador Antonio Anastasia, que institui o Fundo Estadual de Café (Fecafé). O projeto está pronto para votação no Plenário da ALMG, em 1º turno.

A Expocafé, que começa no dia 19 de junho, contará com 195 estandes, distribuídos em uma área de 12 mil metros quadrados. Os eventos incluem exposição de equipamentos, cursos de capacitação e debates sobre a política econômica para o setor, abordando suas perspectivas, dificuldades e metas. O requerimento para participação dos deputados partiu de Antônio Carlos Arantes e dos colegas Liza Prado (PSB), Romel Anízio (PP) e Rômulo Viegas (PSDB).

Fecafé – Conforme proposto no projeto, o Fecafé tem como objetivo dar suporte financeiro a planos, programas, projetos e ações relacionados à cadeia produtiva do café no Estado, exercendo as funções programática, de financiamento e de garantia em operações de crédito ou em instrumentos de cooperação financeira que tenham como objeto o financiamento de programas e projetos de desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

De acordo com a proposta, o fundo terá duração de 20 anos e será constituído por recursos advindos de encargos dos financiamentos; doações, contribuições ou legados de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais e estrangeiras; e recursos previstos na Lei Orçamentária Anual e provenientes de operações de crédito interno e externo, firmadas pelo Estado e destinadas ao fundo.

Participantes – Estão convidados a participar do debate a prefeita de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça; o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, vereador Sebastião Pacífico; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento; o presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Ernesto Scucato; o presidente em exercício da Emater, Marcelo Lana Franco; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Roberto Soares Scolforo; e o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona Rural de Três Pontas (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho.