Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (12)

Comitiva da Itália visita Assembleia de Minas

ALMG recebeu grupo de italianos que viaja pelo Brasil discutindo intercâmbio comercial entre os dois países

12/06/2012 - 13:30

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PSDB), e o deputado Célio Moreira (PSDB) receberam, na manhã desta terça-feira (12/6/12), a visita do deputado federal do Parlamento Italiano Domenico Scilipoti, que veio acompanhado de um grupo de empresários daquele país. A comitiva percorre diversos Estados brasileiros para discutir possibilidades de negócios entre os dois países, principalmente em áreas como siderurgia, mineração e cafeicultura.

Logo no início da conversa, o deputado italiano, que é formado em medicina, quis saber como anda o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas. O presidente Dinis Pinheiro falou sobre as dificuldades do sistema e do financiamento da saúde em geral. Ele contou aos presentes sobre a Caravana da Saúde, que a Assembleia realiza, no interior do Estado, a fim de colher assinaturas para projeto federal de iniciativa popular que obrigue a União a investir pelo menos 10% da receita em saúde.

O deputado Alencar da Silveira (PDT), que participou do encontro, disse que Minas está interessada na experiência italiana de produção de energia solar. "Vamos trazer isso aqui para o prédio da Assembleia", afirmou. O deputado Célio Moreira perguntou ao deputado Domenico Scilipoti sobre o setor de agronegócios na Itália. Segundo o parlamentar italiano, um outro grupo de empresários desse setor também visitará Minas nos próximos dias.

Como símbolo da visita e lembrança do Parlamento italiano, Domenico Scilipoti entregou ao presidente Dinis Pinheiro uma medalha. O presidente da Assembleia entregou ao deputado italiano um livro sobre as cidades históricas mineiras.

Também acompanharam a visita os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Rômulo Viegas (PSDB)  e Sargento Rodrigues (PDT), além de representantes da Fiemg e do Sindicato da Indústria Mineral (Sindiextra).