Placa da homenagem foi entregue ao provedor da instituição, Abel Neves, e ao  presidente do Conselho Deliberativo, José Geraldo Fernandes

ALMG homenageia Santa Casa de Campo Belo

Entidade comemora 100 anos de atendimento aos mais carentes.

06/06/2012 - 22:49

“O centenário da Santa Casa de Campo Belo, com sua trajetória de sucesso em meio a períodos de percalços e dificuldades, é um grande estímulo para todos os que lutam pela saúde dos desassistidos”. Com essas considerações, o deputado Doutor Viana (DEM) pontuou a homenagem aos cem anos da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo de Campo Belo. A solenidade foi realizada, na noite desta quarta-feira (6/6/12), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a pedido do deputado Duarte Bechir (PSD).

Representando o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), Doutor Viana lembrou que a entidade ostenta o nome de um santo francês, Vincent de Paul, cuja vida foi dedicada aos pobres e aos enfermos. O deputado afirmou que a Santa Casa é referência em tratamento hospitalar, sobretudo para os cidadãos mais carentes. Ele disse ainda que a Assembleia continuará trabalhando para que sejam investidos mais recursos públicos na promoção da saúde. “Este Parlamento vem lutando pelo retorno ao texto original da Emenda 29 à Constituição Federal, propondo que a União invista 10% de sua receita bruta na área”, ressaltou.

O deputado Duarte Bechir (PSD) resgatou a história da instituição e o empenho de muitos profissionais e voluntários para que a entidade se tornasse realidade. Ele contou que aprendeu, como prefeito da cidade e com o trabalho da Santa Casa, a colocar a saúde em primeiro lugar. Anunciou ainda que está defendendo, junto ao governo federal, a liberação de investimento, que será o maior que a instituição já recebeu, cerca de R$1 milhão, para a aquisição de equipamentos hospitalares. “Esperamos contribuir para a continuidade desta entidade de extrema relevância humanitária”, enfatizou o parlamentar.

Diante dos campo-belenses presentes, o presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa, José Geraldo Fernandes, recebeu a placa alusiva à homenagem dos deputados Doutor Viana e Duarte Bechir. José Fernandes afirmou que Campo Belo estava comemorando 100 anos de vidas salvas, de enfermos curados e de crianças nascidas. Para ele, a Santa Casa, ao logo do tempo, soube renovar e inovar o seu atendimento e os investimentos feitos, em especial em tecnologia, foram responsáveis pela melhoria e pelo crescimento da entidade: “Em 2009, realizamos 84 mil atendimentos, em 2010, chegamos a mais de 100 mil procedimentos, a meta para este ano é atingir 115 mil”. 

Participaram ainda da homenagem a vereadora Fátima Salume, representando o Presidente da Câmara Municipal de Campo Belo, Belchior Soares, e o provedor da Santa Casa, Abel Rodrigues Neves. O coral “Som de Heróis”, formado por funcionários do hospital, apresentou a música “Gesto de amor”. Também participaram da solenidade representantes da Associação das Amigas da Santa Casa (Aamisc), grupo de senhoras da comunidade local que presta trabalho voluntário na instituição. 

Sobre a entidade – A Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, de Campo Belo, é um hospital filantrópico que atende o município e região, totalizando 14 cidades e uma população superior a 217 mil habitantes. A entidade beneficente, fundada em 2 de junho de 1912, teve seu caráter de utilidade pública reconhecido por leis municipal, estadual e federal. A unidade conta com 43 médicos e oferece especialidades diversas, serviços de CTI adulto, hemodiálise, cirurgia, maternidade, tomografia, ultrassom, endoscopia, dentre outros. A visão de futuro é “Ser referência de competência técnica e humanitária na assistência hospitalar até 2013”.