A primeira reunião preparatória para o ciclo de debates começou a definir formato do evento

ALMG vai realizar ciclo de debates sobre cooperativismo

Evento acontecerá em novembro, no Plenário, no mesmo ano declarado pela ONU como Ano Internacional das Cooperativas.

28/05/2012 - 17:54

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar em novembro deste ano um ciclo de debates cujo tema será o cooperativismo. Para definir o formato e o conteúdo do evento, entre outros aspectos, foi realizada nesta segunda-feira (28/5/12) a primeira reunião preparatória para o encontro, que acontecerá no Plenário da ALMG.

Na abertura da reunião, o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Freencoop-MG), e autor do requerimento para a realização do ciclo de debates, destacou o fato de o evento acontecer em 2012, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Ano Internacional das Cooperativas”. A decisão da ONU foi uma forma de marcar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento econômico, a redução da pobreza, a geração de emprego e a integração social. “O ciclo de debates poderá ser uma oportunidade para celebrarmos o ano, mas também para denunciarmos o sucateamento do sistema cooperativista”, ressaltou o parlamentar.

Carlos Melles (DEM), secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas e presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), observou que o ciclo de debates acontecerá num momento oportuno. “O segmento cooperativista precisa repensar algumas coisas em seus ramos, para evitar concentração cada vez maior”, disse, ressaltando que, no que se refere ao ramo agrícola, as discussões sobre cooperativismo não podem prescindir de debates que envolvam a questão do subsídio.

Além de parlamentares e servidores da ALMG, a reunião contou com a presença de representantes de várias cooperativas e do poder público, que deram suas contribuições sobre possíveis temas que poderão ser debatidos durante o evento. Palestras sobre o panorama do cooperativismo no Brasil e no mundo, experiências bem-sucedidas de cooperativismo em outros países, microcrédito, promoção do cooperativismo, regulamentação do setor, desafios, subsídios e diagnóstico de cada um dos 13 ramos do cooperativismo foram alguns dos temas sugeridos pelos presentes à reunião.

O gerente-geral de Projetos Institucionais da ALMG, Ricardo Moreira, observou que o ciclo de debates será uma construção coletiva, e que cada uma das entidades envolvidas em sua elaboração deverá dar suas contribuições para que o evento possa refletir as necessidades das cooperativas e que, a partir dele, possam surgir propostas concretas para o setor.

A próxima reunião preparatória será realizada na segunda-feira (11/6/12), às 14 horas.

Presenças - Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Frencoop-MG; Cooparaiso; Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg); Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene); Faculdades Novos Horizontes; Unimed; Federação das Cooperativas de Trabalho Médico; Cooperativa dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR – Itambé); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais; Cooperativa Nacional de Apicultura; Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF); Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sede); Central das Cooperativas de Minas Gerais; Cooperativismo de Ensino de Belo Horizonte (Coopem-BH); Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego; Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Sicoob-Cofal), entre outras.