Agricultura familiar será tema de ciclo de debates da ALMG
O evento, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, também vai abordar o desenvolvimento rural sustentável.
28/05/2012 - 18:12Foram definidos, nesta segunda-feira (28/5/12), os oito eixos temáticos do Ciclo de Debates Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, evento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai promover nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano.
São eles: acesso à terra e regularização fundiária; agroindústria familiar; abastecimento alimentar, comercialização e acesso a mercado; infraestrutura rural e acesso à água; financiamento e crédito rural; educação do campo, juventude e saúde rural; agroecologia e sociobiodiversidade; Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e pesquisa.
Os temas foram definidos na segunda reunião preparatória do evento. Na ocasião, ficou acertado também que a plateia terá espaço para apresentar sugestões, por meio de formulários e oralmente. As ideias serão reunidas em um documento com propostas visando à implementação de melhorias nas políticas públicas do Estado relacionadas aos temas tratados. Na próxima segunda-feira (4/6), às 14 horas, o grupo vai definir quais entidades farão as exposições dos assuntos eleitos para compor a programação.
O ciclo de debates tem como objetivo discutir e avaliar a efetividade e a qualidade das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, bem como dos programas e ações delas decorrentes. O evento também busca promover a articulação entre os setores envolvidos para subsidiar a elaboração de novas políticas públicas sobre as questões que serão abordadas.
O evento será aberto no dia 29 de agosto, com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, e prossegue nos dias 30 e 31, nos turnos da manhã e tarde. O requerimento para sua realização é do deputado Rogério Correia (PT).