Parlamentares analisam desafios para implantar ensino de música nas escolas

Iapu discutirá inclusão do ensino da música em escolas

Comissão de Cultura realizará audiência no município para debater a implementação de lei federal sobre o assunto.

25/05/2012 - 12:32

A obrigatoriedade do ensino da música na educação básica será tratada em audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Iapu (Rio Doce). O evento será nesta quinta-feira (31/5/12), às 18 horas, na Escola Municipal Jair Fernandes de Melo (Avenida Prefeito Gradenor Faustino de Mello,  277, Centro). A audiência pretende discutir a implementação da Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei  9.394, de 1996), sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Elismar Prado (PT). Ele explicou que a música deve ser instituída como conteúdo pedagógico para tornar o ensino mais atraente e facilitar o aprendizado. Para ele, a música contribui para a formação cultural das crianças e dos adolescentes e para formar cidadãos conscientes. “A música trabalha com a concentração e habilidade dos alunos e desempenha papéis importantes na formação do cidadão ao lado de outras ciências”, ressaltou Elismar.

Convidados – Foram convidadas para a reunião a ministra de Estado da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; a secretária municipal de Educação de Iapu, Sirlene Rosa Pereira de Almeida Rocha; e a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz da Silva Cerqueira. Também foram convidados o prefeito de Iapu, Márcio de Almeida Silva, e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Ângelo José Roncalli de Freitas.