Programa da TVA discute violência no trânsito

Deputados analisam o que pode ser feito para diminuir o número de vítimas no Brasil.

23/05/2012 - 14:27

A violência no trânsito é tema do programa Assembleia Debate que a TV Assembleia exibe nesta quarta-feira (23/5/12), às 21 horas. Os convidados são os deputados Gustavo Valadares (PSD) e Elismar Prado (PT). O tema está sendo abordado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito, cujo primeiro encontro regional foi realizado nesta segunda (21), em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Os parlamentares analisam o que pode e deve ser feito para reduzir o número de vítimas em ruas e estradas do Brasil. Segundo o Mapa da Violência no Instituto Sangari, em 2010, foram mais de 40 mil morte em decorrência de acidentes de trânsito.

Elismar Prado lamenta que muitas vidas tenham se perdido por socorro inadequado e critica a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar, que, segundo ele, é ausente em 94% das cidades mineiras. O deputado ainda ressalta o que chama de efeito nocivo da publicidade das montadoras, que coloca os veículos como um símbolo de status.

O deputado Gustavo Valadares lembra que, em países europeus, os cidadãos usam mais o transporte público. Ele lamenta que sistemas de ônibus urbanos e metrô sejam ineficientes no Brasil e defende maior fiscalização contra a impunidade no trânsito.

Reprises – O Assembleia Debate será reapresentado nesta quinta (24), ao meio-dia; na sexta (25), às 21 horas; no sábado (26), às 22h30; no domingo (27), às 13 horas; e na segunda (28), às 23 horas.

Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 UHF da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.