Memória e Poder conversa com a ativista Renée de Carvalho

Programa será exibido neste sábado (26), às 20 horas, pela TV Assembleia.

23/05/2012 - 15:40

O programa Memória e Poder desta semana apresenta a trajetória de uma personagem que viveu episódios marcantes da história mundial e do Brasil. A francesa Renée France de Carvalho fala do impacto da crise econômica de 1929 no país onde nasceu. Ela relata, ainda, a luta dos civis contra as tropas nazistas que ocuparam a França durante a Segunda Guerra Mundial e do sentimento que nasceu durante o conflito: o amor pelo brasileiro Apolônio de Carvalho, uma das figuras centrais da esquerda brasileira. O programa será exibido neste sábado (26/5/12), às 20 horas, pela TV Assembleia.

No programa, o telespectador vai conhecer também um pouco dos bastidores da militância comunista no Brasil desde o fim da década de 1940. Renée fala sobre o fechamento do partido durante o governo Dutra, as dissidências após o relatório Kruschev (que denunciou as práticas stalinistas), a fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) por Apolônio de Carvalho, Jacob Gorender e Mário Alves, a repressão à guerrilha da esquerda armada e a prisão e tortura de Apolônio e correligionários, que culminou na libertação dele em troca de um embaixador suíço, sequestrado em 1970.

Exilados entre a Argélia e a França, Renée e Apolônio só retornaram ao Brasil com a Anistia em 1979, integrando-se aos movimentos sindicais que levaram à fundação do Partido dos Trabalhadores, cuja ficha de filiação número 1 foi assinada por Apolônio de Carvalho.

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado neste domingo (27), às 15h30; na segunda-feira (28), à meia-noite; na terça (29), às 21 horas; e na quarta (30), ao meio-dia.

Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 UHF da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.