O embaixador de Israel no Brasil, Raphael Eldad, disse que pretende estreitar as relações entre os dois países

Embaixador de Israel visita ALMG em dia de homenagem ao país

Presidente Dinis Pinheiro e deputado João Leite, que propôs a homenagem, recebem Raphael Eldad no Salão Nobre.

21/05/2012 - 20:22

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu, na noite desta segunda-feira (21/5/12), a visita do embaixador de Israel no Brasil, Raphael Eldad. O encontro no Salão Nobre foi realizado pouco antes da Reunião Especial de Plenário solicitada pelo deputado João Leite (PSDB) para lembrar os 64 anos de criação do Estado de Israel.  E contou com as presenças do cônsul honorário de Israel em Minas Gerais, Sílvio Musman, e dos deputados João Leite, Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º secretário da ALMG, e Doutor Viana (DEM).

Em entrevista durante o evento, o deputado João Leite declarou que "comemorar a criação do Estado de Israel é lembrar de valores fundamentais da sociedade moderna". Ele justificou que, na mesma época em que foi criado aquele país, foi lançada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. "Homenageamos um povo de fé monoteísta, que viveu 450 anos sob o jugo da escravidão", acrescentou João Leite, destacando ainda que Minas Gerais conta com uma comunidade judaica muito presente.

Já o embaixador Raphael Eldad agradeceu a homenagem, afirmando ser um momento de emoção, que mostrava a solidariedade, o reconhecimento e a amizade do povo mineiro aos judeus. Há apenas oito meses como embaixador do Brasil (já ocupou o cargo no Paraguai, na Argentina e no Peru), ele disse que pretende estreitar, ainda mais, as relações entre o Brasil e Israel. Nesse sentido, ele defendeu um intercambio maior entre os dois países nas áreas de tecnologia, educação, saúde, agricultura, entre outras. 

Também mostrou-se esperançoso de que outras parcerias sejam firmadas entre Israel e o Estado de Minas Gerais, depois das visitas que fez, além da Assembleia, à Prefeitura de Belo Horizonte e à UFMG. E citou, nessa direção, as propostas para viagens de delegações de empresários e estudante mineiros a Israel.