Deputados querem mais esclarecimentos sobre uso de explosivo
Comissão de Segurança Pública aprovou requerimentos de pedidos de informações a órgãos do Estado.
16/05/2012 - 18:25A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na reunião desta quarta-feira (16/5/12), três requerimentos que se referem à audiência pública realizada na véspera, na qual se discutiu o uso de explosivos em ataques a caixas eletrônicos. Do deputado Sargento Rodrigues (PDT), um deve ser encaminhado ao procurador Regional da República para que cobre da 4ª Região Militar do Exército a fiscalização efetiva sobre o uso de explosivos em todo o Estado.
O outro, do mesmo autor, pede informações ao Comando do Exército e à Delegacia de Armas e Munições sobre ocorrências de furtos, roubos ou extravios de explosivos, cordel, espoletos e artefatos, registrados nos últimos 5 anos. Durante a audiência pública, o delegado da Polícia Civil, Márcio Simões Nabak, admitiu que explosivos roubados e desviados são usados em assaltos a caixas de bancos.
Requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) propõe uma visita ao general Ilídio Gaspar Filho, Comandante da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão do Exército Brasileiro, para discutir os roubos a caixas eletrônicos. O oficial foi convidado e não compareceu à audiência pública, alegando que as informações são sigilosas. A princípio, os deputados queriam repetir o convite ao comandante, mas Dalmo Ribeiro Silva alterou o teor do requerimento para uma visita ao general.
Sargento Rodrigues votou favoravelmente ao requerimento, mas se posicionou contra os argumentos do militar. Ele lembrou que o Exército, assim, como qualquer órgão público, tem que assegurar a publicidade de informações de interesse público. “Quem nos deve uma visita é o Exército”, protestou fazendo alusão à ausência do oficial na audiência.
Desaparecido – Um outro requerimento do deputado Sargento Rodrigues foi aprovado na reunião. O parlamentar sugere uma audiência pública para discutir e cobrar providências dos órgãos de segurança pública do Estado em relação ao desaparecimento do sargento reformado Marcos dos Reis Henriques, ocorrido em dezembro do ano passado, no município de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
O último requerimento aprovado é de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). Ele solicita que seja encaminhado ao Comando da Polícia Militar de Minas Gerais pedido de informações sobre a situação da segurança pública diante da possibilidade do fechamento dos postos fiscais de Capetinga, São Sebastião do Paraíso, Arceburgo e Guaxupé, no Sul de Minas, pela Secretaria de Estado de Fazenda.