PL sobre uso de telhas ecológicas em obras públicas foi uma das proposições analisadas nesta terça (15)

Uso de telha ecológica em obras públicas passa na CCJ

Pela forma aprovada nesta terça-feira (15), projeto determina a utilização preferencial de telhas ecológicas.

15/05/2012 - 11:26

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na manhã desta terça-feira (15/5/12), parecer de 1º turno pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 69/11, do deputado Fred Costa (PHS), que dispõe sobre a utilização de telha ecológica nas obras públicas do Estado. O vice-presidente da comissão e relator, deputado Bruno Siqueira (PMDB), opinou pela constitucionalidade do projeto na forma do substitutivo nº 1, que apresentou.

A proposição estabelece que, nas obras públicas estaduais, o uso de telhas de cimento-amianto será substituído pelo uso de telhas ecológicas. Dispõe, ainda, que essa obrigação será dispensada nas casos em que se comprove a inviabilidade técnica ou econômica da medida. Além disso, o projeto define telha ecológica, determina a implementação gradual da referida obrigação e remete expressamente para regulamento o detalhamento de aspectos técnicos da matéria.

O substitutivo reformula o texto, estabelecendo que nas obras públicas estaduais devem ser usadas preferencialmente telhas ecológicas, sob pena de responsabilidade. “Assim, a utilização de outra espécie de telha dependeria de adequada motivação da autoridade competente, fundada em argumentos de segurança, de custo-benefício ou mesmo de viabilidade do cumprimento da obrigação”, justifica o relator. O substitutivo também retira do projeto o conceito de telha ecológica, assim como regras de caráter técnico do produto.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.