ALMG faz homenagem aos 50 anos da Unimontes
Reunião Especial relembra trajetória da instituição que beneficia mais de 300 municípios
10/05/2012 - 17:53A Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi fundada no dia 24 de maio de 1962, e, por intermédio da Constituição Mineira de 1989, passou por diversas mudanças em seus cursos e atividades até que, em 1994, foi reconhecida pelo Minsitério da Educação como Universidade Estadual de Montes Claros. Para homenagear os 50 anos da instituição, será realizada uma Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (17/5/12), às 20 horas. A solenidade foi solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB).
De acordo com o requerimento do parlamentar, a Unimontes tem atuação prioritária em uma área que corresponde a 30% do território mineiro, beneficiando diretamente mais de 300 municípios e atendendo potencialmente a uma população que ultrapassa os 2 milhões de habitantes. Além dos cursos da sede em Montes Claros, a instituição conta com 12 unidades localizadas no Norte e Nordeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha, nas cidades de Almenara, Brasília de Minas, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco, Unaí e Joaíma.
A Unimontes tem como missão e valores “contribuir para a melhoria e a transformação da sociedade, atender às aspirações e aos interesses de sua comunidade e promover o ensino, a pesquisa e a extensão com eficácia e qualidade". Seus principais objetivos são: desenvolver, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a técnica, a ciência e as artes; preparar e habilitar os acadêmicos para o exercício crítico e ético de suas atividades profissionais; promover o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica; irradiar e polarizar a cultura, o saber e o conhecimento científico; e atender à demanda da sociedade por serviços de sua competência, em especial os da saúde, da educação e do desenvolvimento social e econômico, vinculando-os às atividades de ensino, pesquisa e extensão.