Abastecimento de água em São José da Lapa é tema de debate
Audiência pública será na segunda (14) e foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT).
11/05/2012 - 09:30A insuficiência do abastecimento de água no município de São José da Lapa (Central) será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda-feira (14/5/12). Solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), a reunião acontece às 19 horas na Escola Municipal Vereador Maurício Pacheco (Rua Belém, 1021, Bairro Cachoeira, São José da Lapa).
No requerimento, Rogério Correia explica que a Copasa prometeu ligar a rede de distribuição do município ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Belo Horizonte no final de 2009 e até hoje a obra não foi concluída. Após ser procurada por representantes do município de São José da Lapa, a empresa explicou que está investindo cerca de R$ 82 milhões na integração do sistema da abastecimento de água de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao sistema integrado da bacia do Rio Paraopeba e que as obras seriam concluídas até o final de 2011.
Entretanto, de acordo com o parlamentar, os bairros de São José da Lapa ainda convivem com um abastecimento precário, sendo comum a sua interrupção. Segundo Rogério Correia, recentemente a população chegou a ficar por mais de 10 dias ininterruptos sem água. “Tal situação, além de causar grandes problemas no dia a dia das pessoas, provoca também prejuízos financeiros, uma vez que os moradores dessas comunidades pagam pela água e esgoto e não têm a prestação de serviços de qualidade e compatível com as necessidades”, concluiu.
Convidados – Foram convidados para participar da reunião o prefeito municipal de São José da Lapa, Francisco Fagundes de Freitas; o diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o vereador Carlos Fagundes de Freitas; e o diretor-presidente do Sindágua/MG, José Maria dos Santos.