Procon Assembleia alerta para novas regras na poupança
Alterações valem para depósitos ou contas abertas a partir do dia 4 de maio.
09/05/2012 - 15:52O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais lembra que depósitos ou abertura de contas de poupança feitos a partir do dia 4 de maio de 2012 passaram a ter novas regras. Agora, quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). A medida se fez necessária devido ao esforço do governo em reduzir as taxas de juros praticadas pelos bancos ao consumidor o que, por sua vez, passa pela necessidade de o Banco Central a reduzir a taxa básica de juros, a Selic.
Quando a taxa Selic, atualmente em 9% ao ano, estiver abaixo de 8,5%, a remuneração da poupança será feita de acordo com a TR (Taxa Referencial) acrescidos de 70% da taxa Selic. Já quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança volta a ser como era antes: 6% ao ano + TR. Portanto, o consumidor deve ficar atento e acompanhar de perto o rendimento de sua caderneta de poupança.
As contas ou depósitos feitos até o dia 3 de maio continuam com as mesmas regras, o que evita a quebra de contratos estabelecidos anteriormente.