Terceirização na Petrobras é tema de audiência na quarta (9)

A Comissão do Trabalho se reúne no Plenarinho I, às 14h30, para debater o assunto, a pedido do deputado Duarte Bechir.

04/05/2012 - 10:39

A situação dos trabalhadores terceirizados da Petrobras, em especial dos contratados na Refinaria Gabriel Passos, será tema de debate, nesta quarta-feira (9/5/12), da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Requerida pelo deputado Duarte Bechir (PSD), a audiência pública será realizada no Plenarinho I, às 14h30.

De acordo com informações da assessoria do parlamentar, a Refinaria Grabiel Passos é uma das unidades da Petrobras em que a incidência de terceirização tem sido cada vez maior. Atualmente, são mais de 320 mil trabalhadores terceirizados na empresa.

“A indústria do petróleo é uma das que mais utilizam a terceirização. Porém, muitas das vezes, esquece de proporcionar aos trabalhadores terceirizados o mesmo treinamento e as mesmas condições de trabalho, principalmente em relação à saúde e à segurança, que fornece a seus próprios empregados”, afirmou o parlamentar. “É preciso valorizar e dignificar esses trabalhadores, que não podem prescindir de tratamento igualitário nas relações de trabalho”, concluiu.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião a gerente de Recursos Humanos da Refinaria Gabriel Passos da Petrobras, Norma Suely Lopes Nogueira Martins; o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, João Antônio de Moraes; o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refino de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Sindipetro), Leopoldino Ferreira de Paula Martins; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais de Minas Gerais, José Geraldo Domingues; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Betim, Paulo Henrique da Silva; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, João Alves de Almeida.