Assembleia celebra centenário de Divinópolis
Reunião Especial de Plenário marcou as comemorações no Parlamento mineiro, nesta quinta-feira (3).
03/05/2012 - 22:34Os cem anos de emancipação do município de Divinópolis, localizado no Centro-Oeste do Estado, foram celebrados na noite desta quinta-feira (3/5/12), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Reunião Especial que marcou a homenagem aconteceu a pedido da deputada Luzia Ferreira (PPS) e do deputado Fabiano Tolentino (PSD), e teve a presença de deputados estaduais e federais, autoridades municipais e representantes da população da cidade.
O governador em exercício, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou que a data celebra a história de um povo religioso e trabalhador. Para ele, foram cem anos de lutas, obstinação e vitórias. “Divinópolis é um exemplo para todo o Estado, por ser um indutor de desenvolvimento e de servir de exemplo para outras cidades, afinal é um símbolo de prosperidade”, disse.
A deputada Luzia Ferreira destacou que a cidade tem o quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas e conta com uma dos maiores parques industriais do Estado. Lembrando a história de sua emancipação, a parlamentar prestou homenagens a autoridades e cidadãos que se destacaram no desenvolvimento do município ao longo do seu centenário. “O mundo mudou nestes cem anos e Divinópolis, hoje, se destaca no cenário nacional e internacional por seus talentos, feitos, crescimento e manifestações culturais”, salientou.
O deputado Fabiano Tolentino disse que a data se torna ainda mais especial por estar sendo comemorada no Parlamento mineiro, que é a “Casa do Povo”. Ele recordou sua trajetória política trilhada em Divinópolis, município que, hoje, representa no Legislativo estadual. “Nossa cidade cresce a cada ano, mas de forma ordenada e com desenvolvimento. Tenho certeza de que, com parcerias bem feitas, a ‘Princesinha do Oeste’ será ainda mais próspera no futuro”, reforçou.
Divinópolis entre as cem melhores do País para se viver
O prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, disse que a cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa torna ainda mais significativas as comemorações do centenário de emancipação da cidade. “Estamos entre os dez maiores municípios do Estado com mais de 213 mil habitantes, temos a melhor Educação pública e somos considerados uma das cem melhores cidades do Brasil para se investir e para se viver”, destacou. Segundo ele, Divinópolis é uma referência em sua região, graças ao seu desenvolvimento industrial, econômico e cultural. “Temos muito a comemorar em nosso centenário. Estamos batendo recordes na construção de moradias para a população e um hospital de 200 leitos que será um divisor de águas na qualidade de vida do povo do Centro-Oeste mineiro”, celebrou. Ainda em sua fala, o gestor citou diversas conquistas da cidade obtidas em seu mandato. O presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Anderson Saleme, agradeceu à Assembleia pela homenagem e prestou uma homenagem às autoridades e cidadãos da cidade por “serem parte da bela história da Princesinha do Oeste”.
O deputado federal e ex-deputado estadual, Domingos Sávio, destacou que história de Divinópolis se fez pela união das pessoas e das famílias. Para
ele, as comemorações são importantes, mas que é preciso trabalhar e continuar a fazer da cidade uma das mais desenvolvidas do Estado.
O deputado João Leite (PSDB) representou o presidente em exercício da ALMG, deputado José Henrique (PMDB), e fez a entrega de placa alusiva à
homenagem ao prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo. Em sua fala, destacou a vocação de Divinópolis por seu trabalho e progresso, e
disse que quem visita a cidade encontra boas oportunidades de negócios e uma atmosfera fraterna que herdou da população do século XVIII que lhe deu
origem. “A cidade esperança que conquistaou e conquista tantas vitórias, tem, ainda, uma série de desafios a enfrentar para crescer e se tornar ainda mais líder e brilhante”, finalizou.