Via Justiça discute direitos das pessoas com deficiência
O programa da TV Assembleia vai ao ar nesta sexta (27), às 23h15.
26/04/2012 - 12:35O Via Justiça, que vai ao ar nesta sexta-feira (27/4/12), às 23h15, debate os direitos das pessoas com deficiência. Participam do programa da TV Assembleia o desembargador José do Carmo Veiga de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e a advogada Maria Tereza Feldner de Barros Cunha, procuradora jurídica da Federação das Apaes de Minas Gerais e membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG.
Uma pesquisa feita pelo DataSenado, com base em cadastro do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, revela que 77% dos deficientes consideram que não têm seus direitos respeitados. Já 43% dos entrevistados afirmaram ainda que existe discriminação no trabalho, especialmente com relação aos deficientes auditivos (63%).
Os convidados do Via Justiça discutem no programa como deve ser a atuação do Estado na prevenção e no tratamento oferecidos às pessoas com deficiência. Dentre os temas abordados estão a acessibilidade e mobilidade urbana, a inclusão social e no mercado de trabalho, as conquistas legais dos deficientes no Brasil e as formas de combater o preconceito. O Via Justiça é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).
Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 UHF da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.