Aumento da criminalidade será debatido em Taiobeiras

Município do Norte de Minas vê com preocupação escalada da violência e pede ajuda à Comissão de Direitos Humanos

26/04/2012 - 12:14

O aumento da violência, tanto na área urbana quanto na zona rural, e uma série de homicídios não solucionados em Taiobeiras (Norte de Minas) ocorridos no últimos três anos motivam a realização de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais naquele município. A reunião será realizada na próxima sexta-feira (4/5/12), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Av. da Liberdade, 314 – Centro). O requerimento é do deputado Paulo Guedes (PT), que atende a uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Taiobeiras (Acit).

No final de 2011, a Acit realizou uma reunião com vereadores, representantes da prefeitura, da igreja, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e de trabalhadores, entre outros, para discutir o avanço da criminalidade no município e buscar formas para melhorar a segurança da população. No encontro, o representante da PMMG atribuiu o crescimento da violência ao tráfico de drogas. O pedido de realização da audiência pública na cidade pela ALMG é uma das iniciativas sugeridas, como forma de chamar a atenção das autoridades para o clima de intranquilidade vivido pelo município.

Convidados – Foram convidados o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Danilo Mendes Rodrigues; a juíza titular da Comarca de Taiobeiras, Marcela Oliveira Decat de Moura; o promotor de Justiça da Comarca de Taiobeiras, Bruno Oliveira Muller; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da PMMG, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Paulo Eliedson Veloso; o delegado de Polícia Civil de Taiobeiras, Alessandro da Silva Lopes; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras, Geraldo Caldeira Barbosa; o presidente da Loja Maçônica Deus e Liberdade II, nº 132, Renan Moreira Bastos; e o presidente do Rotary Club de Taiobeiras, João Carlos Lucas Gomes.