Pompílio Canavez (à esq.), relator, foi favorável a PL de institui do Dia Estadual da Paz e da Conciliação

Projeto que cria Dia da Paz está pronto para Plenário

Conforme o PL, data seria comemorada no dia 22 de julho, por meio de palestras, debates, seminários e outros eventos.

25/04/2012 - 16:34

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (25/4/12), parecer favorável de turno único ao Projeto de Lei (PL) 2.469/11, que institui o Dia Estadual da Paz e da Conciliação. A matéria já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e segue, agora, para apreciação do Plenário.

De autoria do deputado Antônio Júlio (PMDB), o projeto fixa a data de 22 de julho para a comemoração, que seria marcada por atos públicos, caminhadas, palestras, debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

Segundo o parlamentar, cultura de paz significa respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Já a conciliação é ferramenta fundamental para a busca de resoluções para os conflitos, processo em que as partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo.

Em sua justificativa, o relator do projeto, deputado Pompílio Canavez (PT), afirmou que a proposição pode contribuir para divulgar e fortalecer a cultura da paz em Minas. O parlamentar também ressaltou que a escolha da data, em período de recesso escolar, favorece a implementação das ações sugeridas, bem como a participação de toda a família em torno das reflexões propostas.

Consulte o resultado da reunião.