Três deputados são agraciados com a Medalha da Inconfidência

Solenidade marca os 60 anos de criação da comenda e deve ter presença do presidente da ALMG

19/04/2012 - 17:00

Três deputados estaduais serão agraciados com a Medalha da Inconfidência: Antonio Lerin (PSB), João Vítor Xavier (PRP) e Cássio Soares (PSD), atual secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Os parlamentares foram escolhidos na categoria Medalha de Honra. A solenidade de entrega será neste sábado (21/4/12), às 19 horas, na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. A cerimônia será presidida pelo governador Antonio Anastasia e deverá ter a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

Este ano serão comemorados os 60 anos de criação da medalha pelo governador Juscelino Kubitschek, em 1952. A comenda será entregue a 192 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas. O orador oficial da solenidade será o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mineiro Robson Andrade. Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Além dos deputados estaduais, entre os agraciados se destacam o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine; a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster e o presidente mundial da Vallourec Mannesmann, Philippe Crouzet.

Visita on-line – Antes da entrega da medalha, pessoas em todo o mundo poderão conhecer o Museu da Inconfidência, numa visita on-line organizada pela equipe do Projeto Era Virtual (www.eravirtual.org). Serão exibidas imagens em alta resolução registradas por fotografias em 360 graus, além de textos e áudios em quatro idiomas.

Também será realizado ato solene de descaracterização dos cunhos da medalha, marcando os 120 anos da Imprensa Oficial de Minas Gerais. Os cunhos serão descaracterizados com golpes de martelo dados pela secretária de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, e pelo diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz.