Venda de bebidas em estádios é tema de audiência pública
Polêmica envolve acordo que baniu o álcool em dias de jogos e imposições da Fifa para a Copa do Mundo
13/04/2012 - 15:01A venda de bebidas alcoólicas nos estádios mineiros será tema de audiência pública da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião, solicitada pelo deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), será nesta terça-feira (17/4/12), às 15 horas, no Plenarinho II.
O parlamentar argumenta que, em Minas Gerais, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) baniu o álcool dos estádios. Esse acordo, porém, está ameaçado por imposições da Fifa, que pretende liberar a venda de bebidas nos jogos da Copa do Mundo de 2014. “É necessária a discussão de medidas que atendam às reais necessidades de nossa população”, afirma Alencar. O deputado é autor do Projeto de Lei (PL) 483/11, em tramitação na Assembleia, que proíbe a venda e consumo de álcool nos estádios, em dias de jogo, mas apenas nos 45 minutos do segundo tempo. O comércio seria liberado na etapa inicial da partida e no intervalo.
Convidados – Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz; o comandante-geral da Polícia Militar de MInas Gerais (PMMG), coronel Márcio Martins Sant'Ana; o diretor da Administração de Estádios de Minas Gerais, Ricardo Afonso Raso; o coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Marcos Tofani Baer Bahia; o procurador de Justiça de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, José Antonio Baeta de Melo Cançado; e o assessor extraordinário para a Copa do Mundo, coronel PM Antônio Leandro Bettoni Silva.