Programa da TVA repercute novo Plano Nacional da Educação

Deputados vão tratar das metas do documento, que tramita na Câmara dos Deputados.

11/04/2012 - 16:25

O programa Assembleia Debate desta quarta-feira (11/4/12) recebe parlamentares para tratar as diretrizes do novo Plano Nacional da Educação. O programa, que será exibido às 21 horas pela TV Assembleia, recebe  os deputados Bosco (PTdoB), Duarte Bechir (PSD) e Carlin Moura (PCdoB), da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nesta semana, a comissão realizou um debate público sobre o plano e, na ocasião, foi instalado o Fórum Estadual da Educação, para acompanhamento das discussões e cumprimento das metas do documento, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Carlin Moura ressaltou que a instalação dos fóruns nacional e estaduais é uma previsão legal, o que significa a existência de uma interlocução permanente entre governo e sociedade civil. Bosco afirmou que um dos gargalos da educação é o baixo investimento da União e que os governo estaduais e as prefeituras respondem, juntos, por 70% dos gastos na área.

Duarte Bechir também defendeu o aumento do índice de investimento da União, que atualmente é de cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Para o deputado, o percentual deveria ser de 10%.

Reprises - O Assembleia Debate será reapresentado nesta quinta-feira (12), ao meio-dia; na sexta (13), às 21 horas; no sábado (14), às 22h30; no domingo (15), às 13 horas; e na segunda (16), às 23 horas.

Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.