Comissão quer convênio entre Governo Ministério Público para garantir direitos de consumidores com deficiência

ALMG quer garantir direitos de consumidores com deficiência

Comissão aprova requerimento sobre pedido de realização de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério Público.

11/04/2012 - 12:32

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (11/4/12), requerimento do deputado Bosco (PTdoB). O parlamentar solicita que seja enviada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social um pedido de verificação da viabilidade de realização de um convênio com o Ministério Público do Estado. O objetivo do acordo seria a adoção de medidas destinadas a garantir o direito de acesso dos consumidores com deficiência a produtos fabricados especialmente para eles, bem como assegurar maior divulgação de seus direitos, inclusive com relação ao acesso a estabelecimentos comerciais.

O convênio a ser firmado contaria, ainda, com a atuação conjunta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. “Atualmente, empresas, em geral, não constumam direcionar a fabricação de seus produtos, levando em conta a condição de tantas pessoas com deficiência em nosso Estado”, justificou Bosco em seu requerimento.

Além dos deputados Doutor Wilson Batista (PSD), presidente da comissão, Sargento Rodrigues (PDT) e Elismar Prado (PT), estiveram presentes na reunião representantes de entidades voltadas para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e estudantes do Colégio São Judas Tadeu, de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Consulte o resultado da reunião.