Preço médio de produtos de supermercados cai 1,33%
Dos 146 produtos pesquisados, 85 sofreram redução de preço
04/04/2012 - 14:40Pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em doze supermercados de Belo Horizonte e da grande BH constatou, entre os meses de março e abril, uma redução de 1,33% na média geral dos preços de 146 produtos pesquisados. O levantamento foi realizado na última segunda-feira (2/4/12).
Os produtos de higiene foram os que sofreram reduções mais significativas (2,55%), seguidos pelos itens alimentícios (1,95%). Já os produtos de limpeza apresentaram aumento médio de preços de 1,05% .A pesquisa constatou, ainda, que dos 146 produtos pesquisados, 85 apresentaram redução nos preços.
Dos produtos que compõem o grupo de alimentos, o sal refinado Cisne de 1Kg, o vinagre de álcool Castelo 750 ml e o tempero alho e sal da Arisco de 300 g foram os que tiveram reduções mais expressivas de preço, respectivamente de 14,79% ,13,78% e 9%. Entre os itens de higiene, as quedas mais significativas foram constatadas no preço do shampoo Elseve Loreal de 250 ml (14,4%) e do absorvente Sempre Livre Especial sem abas (12,9%). Dos produtos que apresentaram aumento de preço destacam-se o alvejante Brilhante Multiuso de 1 litro (11,65%) e o detergente líquido Minuano de 500 ml (8,98%).
Variação entre estabelecimentos – O levantamento constatou, ainda, uma significativa diferença dos preços cobrados por um mesmo produto nos estabelecimentos pesquisados. As variações mais importantes foram observadas no preço do shampoo Elseve Loreal de 250 ml (96,59%); do vinagre de álcool Castelo de 750 ml (69,63%); do tempero alho e sal da Arisco de 300gr (58,51%); e do desinfetante Pinho Sol Tradicional de 500 ml (57,26%).