O consumidor do século 21 é tema do Sala de Imprensa
Entre os vários assuntos que serão discutidos no programa, os riscos da compra pela internet também será abordado.
29/03/2012 - 14:28O programa Sala de Imprensa que vai ao ar nesta quinta-feira (29/3/11), às 21 horas, pela TV Assembleia, vai falar sobre o consumidor do século 21. A facilidade de acesso ao cartão de crédito, a dificuldade de punição a grandes empresas que lesam muitos consumidores e o trabalho do Procon Assembleia de levar a educação financeira às escolas serão os tópicos discutidos no programa. Para debater o assunto, foram convidados o consultor de comunicação, jornalista Heraldo Leite, e o assessor jurídico do Procon Assembleia, Alexandre Werneck de Oliveira.
Para Werneck, o consumidor está mais consciente, e o mercado, mais favorável aos bons fornecedores, que trabalham e produzem seguindo regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em relação à força da internet no mercado de consumo, o assessor jurídico afirma que essa modalidade de consumo, apesar de facilitar a comunicação do cliente com o fornecedor, pode tornar os compradores mais vulneráveis. Segundo ele, diante de tantos apelos das páginas e da possibilidade de acesso imediato aos produtos, o consumidor nem se preocupa, por exemplo, em saber se está comprando em sites hospedados no Brasil. “Se houver problemas e o site da compra for do exterior, o consumidor fica desprotegido”, alerta Alexandre Werneck.
Reprises – O programa Sala de Imprensa será reapresentado na sexta-feira (30), às 12 horas; no sábado (31), às 21 horas; e no domingo (1), às 18 horas.
Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.