Parlamento Jovem continua mobilizações no interior

Câmara Municipal de Viçosa promove na próxima semana solenidade de instalação do projeto na cidade.

29/03/2012 - 18:07

A Câmara Municipal de Viçosa promove nesta terça-feira (3/4/12), às 18 horas, a solenidade de instalação do Parlamento Jovem de Minas 2012, com a presença dos estudantes das três escolas do ensino médio que vão participar desta edição. Em outros 11 municípios que aderiram ao projeto, as câmaras já realizaram a abertura dos trabalhos e o início das atividades envolvendo os estudantes.

Das 20 câmaras que inicialmente aderiram ao Parlamento Jovem de Minas, três decidiram adiar sua participação para uma próxima edição, em função das dificuldades que encontraram no município para implantar o projeto.  As três câmaras – Capelinha, São Pedro dos Ferros e Itaobim – reafirmaram, no entanto, o interesse de continuar acompanhando o projeto e de se organizarem para viabilizar a participação em 2013.

Câmaras adotam modelos diferentes para seleção das escolas

A seleção das escolas de ensino médio é um dos primeiros passos para implantação da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas. Tomada a decisão de aderir ao projeto e definida uma primeira versão da sua programação, os coordenadores do Parlamento Jovem de Minas nas câmaras iniciam, já no mês de fevereiro, o processo de mobilização das escolas.

Entre as câmaras que estão participando da edição de 2012, a maioria optou por convidar todas as escolas de ensino médio do município, das redes pública e privada, incluindo as ocalizadas nos distritos ou em áreas rurais. Depois desse primeiro contato, as soluções começaram a se diferenciar. Algumas Câmaras aceitaram a participação de todas as escolas interessadas; outras definiram um número de vagas e acolheram as primeiras inscritas; e outras utilizaram o recurso do sorteio.

O primeiro encontro é sempre de aproximação e apresentação. Os coordenadores do projeto na Câmara fazem uma exposição sobre o projeto, seus objetivos, estrutura e dinâmica das atividades. Em Leopoldina, a vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, coordenadora local do projeto, fez um relato da edição de 2011, que ela acompanhou, e apresentou o projeto. Das nove escolas convidadas, sete participaram da primeira reunião e todas confirmaram sua adesão ao projeto.

Em Ouro Preto, foram convidadas a conhecer o Parlamento Jovem de Minas as dez escolas de ensino médio do município. Todas receberam informações sobre o projeto e orientações sobre as condições de participação. “Demos um prazo a elas para que avaliassem essas condições e tomassem a decisão. Tínhamos cinco vagas e tivemos a adesão, justamente, de cinco escolas” – relatou Mariana Andrade Silva, coordenadora do projeto na câmara, adiantando que, nesse momento, as escolas já estão selecionando os alunos que irão participar este ano.

Seguindo essa mesma dinâmica, Juiz de Fora também convidou todas as escolas do município para fazer uma apresentação do projeto. “Na semana seguinte, elas voltaram à câmara e entre as escolas interessadas sorteamos cinco para participar desta edição de 2012” – explicou Sérgio Dutra, um dos coordenadores locais do projeto.