Mercado Livre do Produtor da CeasaMinas é tema de debate

Agricultores estão preocupados com possibilidade de o Governo do Estado retomar a gestão.

26/03/2012 - 12:06

A intenção do Governo do Estado de retomar o gerenciamento do Mercado Livre do Produtor da CeasaMinas (MLP) será objeto de debate na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na próxima sexta-feira (30/3/12), às 14 horas, no Auditório da ALMG. O requerimento para a reunião é da deputada Maria Tereza Lara (PT).

Alguns produtores procuraram o gabinete da deputada para manifestar preocupação com a possível mudança, pois acreditam que o mercado funciona bem do jeito que está. Maria Tereza Lara pretende reunir todos os envolvidos na questão para que sejam esclarecidos os prós e os contras da alteração pretendida. O MLP funciona desde 1974 e é um espaço onde os agricultores autônomos mineiros podem vender diretamente seus produtos, em qualquer quantidade.

Em dezembro de 2009, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial realizou uma audiência pública para debater denúncias de que o local estava sendo palco de comércio irregular de produtos e recebendo a presença dos chamados atravessadores entre os produtores rurais. Na ocasião, o presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages, admitiu o problema mas garantiu que a instituição estava tomando as devidas providências.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento; o presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento, Virgílio Vilefort Martins; o presidente da CeasaMinas e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, João Alberto Paixão Lages; o presidente da Associação Beneficente dos Empregados da CeasaMinas, Ronan Siuves Ferreira; o diretor-presidente da Associação Comercial da CeasaMinas, Caio Dias Gomide; e o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais, Antônio Lopes.