Microcrédito para pessoas com deficiência é tema de reunião

Decisão do Conselho Monetário Nacional de ampliar este tipo de financiamento motiva o debate desta quarta-feira (28).

23/03/2012 - 11:36

Atendendo à solicitação do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (28/3/12), audiência pública para debater a ampliação da linha de microcrédito para pessoas com deficiência, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A reunião está marcada para as 10h45, no Plenarinho I.

De acordo com o parlamentar, a intenção é colher sugestões sobre o tema, que deverá garantir mais acesso das pessoas com deficiência a esta modalidade de linha de crédito, destinada ao financiamento de próteses e equipamentos especializados.

Ainda segundo o deputado, os produtos e equipamentos a serem contemplados pela decisão do conselho ainda estão sendo definidos pelos ministérios da Fazenda e da Ciência e Tecnologia e pela Secretaria de Direitos Humanos. Por isso, Dalmo Ribeiro quer ouvir demandas e sugestões dos convidados para que a lista seja aumentada. “Devem fazer parte desta listagem cadeiras de rodas, próteses de todos os tipos e carros adaptados”, disse. O empréstimo pode chegar a R$ 30 mil e os juros serão inferiores a 2% ao mês.

Convidados - Para o debate, foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o gerente Regional Empresarial da Caixa Econômica Federal, Roberto Adelino Gomes da Costa; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Maria Cristina Abreu Domingos Reis; o fundador da Associação dos Deficientes de Contagem, Maurício Alves Peçanha; e o representante do Instituto Mineiro de Aparelhos Ortopédicos, Clécio Veriano.