Projeto garante acesso à internet nas escolas estaduais
O PL 406/11, do deputado Alencar da Silveira, passou nesta terça-feira (21) pela Comissão de Educação.
21/03/2012 - 12:44A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (21/3/12) parecer de 1º turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 406/11, do deputado Alencar da Silveira (PDT), que pretende garantir o acesso à internet para os alunos da escolas da rede pública estadual de Minas Gerais.
O relator da matéria foi o deputado Carlin Moura (PCdoB), que destacou a oportunidade de proporcionar novas alternativas de estudo e acesso à cultura para esses alunos. Ele opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com uma emenda redigida pela Comissão de Educação.
O substitutivo estabeleceu a obrigatoriedade da oferta também de equipamentos e programas de informática, além do acesso à internet; além de determinar que o Estado garanta recursos materiais e humanos à manutenção dos equipamentos e à orientação técnica dos usuários.
Já a emenda apresentada no relatório de Carlin Moura estabelece que seja oferecida, ainda, orientação pedagógica para a conscientização dos alunos acerca do uso responsável da internet. “Além da responsabilidade dos pais, a escola também tem uma tarefa de controle e orientação a desempenhar, quando as crianças e os adolescentes estiverem fazendo uso da internet no ambiente escolar”, afirmou o deputado.
Consulte a lista de todas as proposições analisadas.