Palácio da Inconfidência recebe visitas guiadas até 30/3
Interessados em conhecer os 40 anos da história do prédio podem se inscrever no Centro de Atendimento ao Cidadão.
19/03/2012 - 17:58No mês de março, o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro, completa 40 anos. Para celebrar essa data, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais criou um circuito para visitas guiadas, que vão acontecer até o dia 30 deste mês. Um tapete vermelho marca todo o circuito.
Como se inscrever - Os interessados em percorrer esse caminho cheio de histórias e conhecer móveis e outros bens tombados pelo patrimônio municipal poderão se inscrever no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Hall Administrativo (Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte). As inscrições podem ser também feitas por telefone: (31) 2108-7800. As visitas serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13 às 14 horas; e na quarta-feira, das 8 às 9 horas.
O roteiro começa no CAC, onde estão expostos alguns móveis tombados, como os sofás Maralunga e Navona. Outra parte desse mobiliário, que hoje está em setores de acesso mais restrito, foi deslocada para o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, o segundo ponto da visita. Painéis trarão informações sobre as peças. Também na Galeria de Arte está fixada uma réplica do mural “Do Descobrimento ao Ciclo do Café”, da artista plástica Yara Tupynambá. A obra original será restaurada e instalada no local.
Ainda no andar térreo, os visitantes passarão pelo Salão Nobre para conhecer móveis e lustres tombados. O roteiro inclui, ainda, visita ao gabinete da Presidência, cujas paredes são revestidas por um painel decorativo em madeira. No andar SE, passarão por dentro do Salão Vermelho, que é restrito a deputados e que também abriga poltronas e mesas que integram o acervo da ALMG. A visita termina no Plenário, onde estão as mesas e cadeiras dos parlamentares e as luminárias consideradas patrimônio da cidade.