Luzia Ferreira e Leonardo Moreira entregam placa comemorativa a José Nogueira, presidente da Amis

ALMG homenageia Amis pelos 40 anos de fundação

A homenagem prestada à Associação Mineira de Supermercados ocorreu em Reunião Especial na noite desta quinta-feira (15).

15/03/2012 - 21:23

O papel da Associação Mineira de Supermercados (Amis) no incentivo ao desenvolvimento do setor supermercadista no Estado foi destacado por autoridades que participaram, na noite desta quinta-feira (15/3/12), de Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Requerida pelo deputado Leonardo Moreira (PSDB), a reunião teve como objetivo celebrar os 40 anos de fundação da associação completados em 2011.

O presidente da Amis, José Nogueira, afirmou que a missão da entidade é de apoiar e defender o setor de supermercados. “Quanto mais capaz for a Amis no cumprimento de sua missão, mais desenvolvido será o setor supermercadista e, por consequência, melhor será o abastecimento e a vida do consumidor”, considerou. Para ele, a união e a participação são elementos fundamentais para tornar a associação mais eficiente.

José Nogueira também prestou homenagem a alguns dirigentes que marcaram a história da Amis, como Miguel Furtado, que foi seu primeiro presidente. “Todos eles, ao longo desses 40 anos, lideraram suas gestões, construindo uma instituição que é hoje referência no País, e que importantes contribuições têm prestado à sociedade”. Por fim, ele destacou o papel da associação no incentivo ao desenvolvimento do setor, sendo que Minas é hoje o segundo maior mercado supermercadista do Brasil, com movimento de R$ 14 bilhões por ano.

O deputado Leonardo Moreira afirmou que o setor é, hoje, indispensável à economia de Minas Gerais e ao bem-estar da população, tendo apresentado resultados expressivos a cada ano. Ele parabenizou a diretoria da Amis pelo trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento do setor supermercadista. Para o parlamentar, a associação tem participação fundamental no sucesso do setor em Minas Gerais.

Sintonia - Leonardo Moreira ainda ressaltou que os supermercados constituem um termômetro do crescimento e desenvolvimento das cidades. O parlamentar falou, também, sobre a sintonia que o segmento deve ter com as questões sociais e ambientais, como no caso da substituição das sacolas de plásticos descartáveis em Belo Horizonte.

A deputada Luzia Ferreira (PPS), que representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), leu seu discurso, que lembrou a história da associação e dos supermercados no Brasil. Ela falou sobre o período inflacionário no País e a estabilização monetária com o Plano Real, destacando que a estabilidade financeira contribuiu para que os supermercados pudessem ampliar seu mercado, atendendo a todas as classes sociais.

Nova diretoria da Amis é empossada no Salão Nobre

Antes da Reunião Especial, foi realizada, no Salão Nobre, a solenidade de posse da nova diretoria da Amis, eleita para o biênio 2012/13. O evento contou com a presença do presidente da ALMG. Entre os novos dirigentes empossados, está o agora presidente da Amis, José Nogueira.

Na ocasião, Dinis Pinheiro destacou a importância da Amis na geração de empregos e no desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Ele falou também do papel social desempenhado pelo setor, que também está voltado para contribuir com a redução da pobreza no Estado por meio, especialmente, da oferta de empregos. Já o presidente do Conselho Superior da Amis, Valdemar Martins do Amaral, falou sobre a importância do apoio que a associação presta aos supermercados em Minas Gerais.

Atuação - Fundada em 10 de janeiro de 1971, a Amis é responsável por representar o setor de supermercados de Minas Gerais. É também uma das principais instituições de representação empresarial de Minas e do País. Hoje, conta com 56 vice-presidentes regionais no interior, e abriga em seu quadro de associados desde pequenos supermercadistas até a maior rede mundial do segmento.

A Amis contribui, principalmente, com a realização de eventos de integração e desenvolvimento empresarial; a formação de pessoal; e a interlocução entre a sociedade e o setor supermercadista. A entidade tem 1,2 mil empresas associadas, que são responsáveis por 90% das vendas do ramo no Estado.

De acordo com dados da associação, o setor emprega em torno de 140 mil pessoas diretamente. Outro dado de destaque é que estima-se que, hoje, todos os municípios de Minas contam com pelo menos uma empresa supermercadista atendendo a população. São mais de 6 mil lojas espalhadas por todo o Estado.