Sala de Imprensa discute classificação de conteúdo na TV

Sistema de indicação de conteúdo e horários para programas da TV aberta ainda causa polêmica

15/03/2012 - 14:40

O programa Sala de Imprensa, que vai ao ar nesta quinta-feira (15), às 21 horas, pela TV Assembleia, abordará o surgimento do sistema de indicação de conteúdo e horários para programas da TV aberta. A Classificação Indicativa tem causado polêmica entre entidades de defesa da infância e empresas de comunicação, que não querem ser punidas pela exibição de cenas inadequadas a crianças e adolescentes.

São convidados para debater o tema: o advogado Tarcízio Ildefonso Costa Júnior; e os jornalistas Lidyane Ponciano, ligada ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, e José Antônio Orlando, que também é professor universitário.

Tarcízio Ildefonso foi diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, na época da elaboração do sistema indicativo de conteúdo. Ele citou países com normas semelhantes à Classificação Indicativa, como por exemplo a Inglaterra, Alemanha, França, Suécia, Canadá, Chile e Estados Unidos. Na opinião do advogado, o modelo “não flerta com regimes autoritários”. Ele afirma ainda que a Classificação Indicativa é direito, e não um cerceamento à liberdade, como alegam empresas de comunicação.

O Sala de Imprensa será reapresentado na sexta-feira (16), às 12 horas; no sábado (17), às 21 horas; e domingo (18), às 18 horas.

Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 da TV aberta.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.